Toyota alterou estratégia para o Prius

A Toyota adiou o lançamento da versão "Plug in" (carregamento à corrente) da nova geração do Prius, que só estará disponível no Japão no Inverno de 2017 apesar do lançamento ter estado agendado para a Primavera.

Segundo fontes da Reuters, a empresa não avançou com qualquer justificação para a mudança de planos, nem adiantou uma data precisa para a apresentação de um modelo que foi anunciado com baterias de iões de lítio, com maior autonomia para uma utilização em modo totalmente eléctrico e valores de consumo mais apelativos.

Mas há vários factores que têm de ser tomados em linha de conta. Por um lado, a oferta deste tipo de propostas tem vindo a crescer e a Toyota deixou de ter uma posição dominante. Há vários e novos concorrentes com a capacidade industrial da Hyundai, que lançou o Ioniq, que pode ser visto como "o Prius da Coreia do Sul".

O novo Prius híbrido tem um grande sucesso no Japão, mas as vendas estão longe das previsões iniciais, sobretudo nos Estados Unidos, o barómetro determinante para a Toyota. Por isso a marca decidiu congelar a versão "Plug in", para a qual já tinha anunciado maior autonomia em modo eléctrico, um consumo de 1,4 litros/100 km e emissões de 32g/km de CO2.

A situação não é fácil para a marca japonesa, que já admitiu que vai reduzir a produção dos Prius até que surjam sinais mais positivos ao nível do mercado global.







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